Perde a Odontologia brasileira um dos seus vultos mais destacados nos últimos anos. Faleceu no dia 23 de fevereiro de 2019 na cidade do Rio de Janeiro, o Doutor Roberto Braga de Carvalho Vianna, figura do mais expressivo dinamismo.

Marcou sua presença em nossa profissão, no momento em que ingressou na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se graduou, tornando-se Professor, nesta mesma Faculdade. A carreira do Dr. Roberto Vianna no magistério é das mais brilhantes, moldou várias gerações pela sua cultura, por sua inteligência, e dedicação à Odontologia.
Publicou livros, artigos e resumos em revistas indexadas, de circulação nacional e internacional; participou como conferencista convidado, em inúmeros eventos nacionais e internacionais.

Paralelamente com o exercício do magistério, o Professor Roberto Vianna, consagrou-se, também na atividade classista que o conduziu merecidamente à conquista da Presidência da Federação Dentária Internacional,  eleito que foi para ocupar a Presidência do World Dental Federation (FDI), sendo que pela primeira vez, após 110 anos de existência da associação, um brasileiro conseguiu ser eleito para este cargo.

Como Presidente da  Academia Brasileira de Odontologia,  com seus atributos intelectuais, morais, éticos e científicos, soube dar uma categoria de elevado saber de modelo do homem sábio e erudito, que põe sua competência e liderança a serviço da Odontologia, merecendo da Classe Odontológica uma profunda gratidão pelos relevantes  serviços prestados à causa da odontologia, da educação, da pesquisa e do magistério.

A Academia de Odontologia do Estado do Rio de Janeiro por todos os seus pares, reconhece os méritos do Professor Doutor Roberto Braga de Carvalho Vianna como eminente intelectual da nossa profissão e associa-se à grande dor da família enlutada.

Repousai em paz amigo Acadêmico, certo de que sois Imortal, através do legado que soubestes erigir!

Fonte: Mauro Althoff – Presidente da Academia Brasileira de Odontologia