Um evento do Conselho, realizado na tarde do primeiro dia, reuniu presidente dos Conselhos Regionais e contou com palestras cujos temas motivam as atenções gerais e são objeto de estudos de dois Conselheiros palestrantes: a Conselheira profª Maria Cynésia, falou sobre o Projeto de Exame de Proficiência na Odontologia, tema que motivou debate animado entre os presentes e terminou com a concordância, unânime, em torno da possibilidade de ser implantado em breve o Exame Voluntário de Proficiência.

Um segundo tema, abordado pelo Conselheiro Felipe Melo, atual presidente da Comissão de Ética, expôs as Ações e a Evolução da Ética para a gestão 2019/2022 do CRO-RJ.
Revelou que a atual administração tem a preocupação de que a Comissão tenha prioritariamente uma função mais educativa do que punitiva. Orientação dada também ao Setor de Fiscalização, que agora conta com uma equipe recém-formada por profissionais concursados, que passaram por treinamento direcionado a essa filosofia de ação, para atuarem junto aos cirurgiões-dentistas.
Esse tema levantou bastantes questões entre os presentes.