A Revista Científica do CRO-RJ foi aceita em duas novas Base de Dados na área de Ciências da Saúde.

Uma delas é a nacional BBO ( Bibliografia Brasileira em Odontologia), que reúne literatura relativa à Odontologia, produzida por autores brasileiros, predominando contribuições originais, resultantes de pesquisa científica.

A outra é LILACS (Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde). Trata-se de índice bibliográfico de literatura relativa à saúde, criado em 1982.

O processo de aceitação em uma base de dados começa pelo envio do material à BIREME, que é o Centro Especializado de Informação em Ciências da Saúde , ligado Organização Panamericana de Saúde (OPAS). No caso da Revista Científica do CRO-RJ este processo foi desencadeado pela Biblioteca do Conselho, através de seu coordenador, Vinicius Pereira.

A Bireme é o organismo responsável por examinar as publicações e seus artigos, aceitando ou não o pedido encaminhado. Estamos já na fase de aceitação, faltando o aval para a indexação, que é a disponibilização da revista na base de dados, para que os usuários (pesquisadores, estudantes) de todos os países, tenham acesso direto às suas edições e possam ler seus conteúdos, em textos completos.

A Professora Dra. Lucianne Cople Maia, editora da revista junto com a Dra. Andreá Fonseca Gonçalves, lembrou que “a indexação da revista dará muita visibilidade e credibilidade junto à comunidade acadêmica, porque torna seu acesso mais fácil”.

Destacou que o Conselho vem se empenhando em dar essa visibilidade à revista e principalmente  em divulgar a produção científica da Odontologia.

“O CRO-RJ cumpre assim o seu papel social, e o fato de estar cumprindo as exigências das bases de dados,  buscando a indexação da Revista Científica, mostra que quer fortalecê- la cada vez mais, tornando-a cada vez melhor e mais competitiva. A indexação faz parte deste processo.”, finalizou.

Para submeter seu artigo, entre no nosso portal e veja as normas de publicação.