Uma série de atividades a serem realizadas em todo os estados do país vai marcar a chegada, neste mês de setembro, da Campanha de Conscientização da Biossegurança em Odontologia (SETBIO) – Setembro Verde.

A campanha tem como principal objetivo fazer com que toda consulta odontológica tenha como prioridade maior segurança  no âmbito da prevenção de acidentes e outras situações que possam prejudicar a saúde dos pacientes, dos profissionais e também do meio ambiente.

A adesão é fruto de compromisso assumido na  Assembleia dos dias 15 e 16 de agosto que teve a participação do Conselho Federal de Odontologia e Conselhos Regionais

O Setembro Verde prevê ações em todo o Brasil, com explicação de diversos temas, para diferentes públicos que lidam diariamente com a biossegurança: estudantes de odontologia, fiscais da vigilância sanitária e os próprios cirurgiões-dentistas.

Esse  mês de conscientização da Biossegurança em Odontologia  foi inspirado na OSAP (Organization for Safety, Asepsis and Prevention), que propôs setembro como o mês da consciência do Controle de Infecção em Odontologia. A cor verde foi escolhida pelo vínculo com a saúde. A adoção de  medidas de segurança durante as consultas são uma barreira contra doenças causadas por microrganismos que podem ser transmitidos durante o atendimento, entre elas algumas preocupantes como as Hepatites B e C e o vírus do HIV.

As medidas de prevenção e controle de infecção  devem ser feitas para proteger a saúde de todos durante o atendimento. Alguns exemplos são: Esterilização dos instrumentos odontológicos para cada paciente; Troca de barreiras protetoras e desinfecção das superfícies e equipamentos; Uso de equipamentos de proteção descartáveis a cada paciente; Óculos de proteção para pacientes e equipe, Higienização das mãos antes de colocar e depois de retirar as luvas e sempre que for necessário; Atualizações periódicas da equipe de saúde bucal quanto à biossegurança.