O CRO-RJ aderiu à Campanha Internacional de Conscientização contra o Câncer de Mama – Outubro Rosa.

E vai participar de um evento conjunto com o Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro no próximo dia 31 de outubro, na Praça Quinze, em frente à Assembleia Legislativa, levando informações sobre a doença – que já se tornou um alarmante problema de saúde pública.

A programação prevê que na parte da manhã, o CRO-RJ dará palestras sobre Câncer Bucal e à tarde, cuidados com a atenção básica

A participação em conjunto com o Coren-RJ vai se estende também ao Novembro Azul, que é também um movimento mundial, que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Alerta importante

O Outubro Rosa  se faz cada vez mais necessário porque o Brasil, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), tem estimativas de que  59 mil novos casos venham a ser identificados este ano, o que representa  cerca de 29,5 por cento desse tipo de doença em mulheres, registradas em todo o território nacional.

Com incidência maior entre mulheres com idade média de 40 e 49 anos. O Ministério da Saúde recomenda a realização anual do exame clínico das mamas (mamografia), disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todos o País. As mulheres também devem estar atentas ao histórico familiar, visto que a genética favorável à doença pode desencadear desenvolvimento precoce da doença. Iniciativas como a prática de atividade física, amamentação e o não consumo de bebidas alcóolicas podem evitar o risco da doença.

O tema deste ano, Câncer de Mama, juntos, sem medo tem mobilizado em diversos estados, ações diversas ações como palestras, caminhadas, passeios ciclísticos, entre outras iniciativas. Este ano, o INCA lançou a 5ª edição da cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”  com o objetivo de facilitar o acesso à informação sobre a doença – prevenção, diagnóstico e tratamento.

Cuidados com os homens

A campanha Outubro Rosa vai se estender também ao Novembro Azul, que é   um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro, para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Para a prevenção do câncer de próstata, existem uma série de cuidados que o próprio homem pode adotar, para se prevenir. Segundo o INCA, além dos exames periódicos, essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças, entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, destacam-se os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

  • Verificação da pressão arterial
    • Hemograma completo e testes de urina
    • Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
    • Atualização da carteira vacinal
    • Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

A participação do CRO-RJ no Novembro Azul, acontecerá no dia 9 de novembro, no centro de Nova Iguaçu, a rua Luís de Lima, 288,  com atividades de informação, visando a conscientização masculina para a doença, que atinge, principalmente, homens com mais de 50 anos.