O CRO-RJ, em parceria com o Conselho Regional de Enfermagem do RJ (COREN), realiza amanhã, a partir das 9 horas, uma atividade pública pela Campanha Internacional de Conscientização contra o Câncer de Mama – Outubro Rosa.

O evento vai acontecer na Praça Quinze, em frente à Assembleia Legislativa, levando informações sobre a doença – que já se tornou um alarmante problema de saúde pública.

A programação prevê que na parte da manhã, o CRO-RJ dará palestras sobre Câncer Bucal e à tarde, cuidados com a atenção básica

A participação vai se estende também ao Novembro Azul, um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Alerta importante

O Outubro Rosa se torna cada vez mais necessário porque o país, segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), poderá ter 59 mil novos casos este ano

A incidência maior é entre mulheres com idade média de 40 e 49 anos, e o Ministério da Saúde recomenda a realização anual do exame clínico das mamas (mamografia), disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de todos o País.

Este ano, o INCA lançou a 5ª edição da cartilha “Câncer de mama: vamos falar sobre isso?”  com o objetivo de facilitar o acesso às informações sobre a doença:  prevenção, diagnóstico e tratamento.

A cartilha pode ser obtida apela internet no endereço : https://ww.inca.gov.br/sites/ufu/sti.inca.local/files/media/document/cartilh-cancer-de-mama-vamos-falar-sobre-isso2016.pdf