Diversas entidades estiveram reunidas no evento promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (COREN) com o apoio do CRO-RJ, que aconteceu neste dia 31 de outubro na Praça Quinze, centro do Rio.

Segundo a principal organizadora do evento, Enfermeira Eliane Soares de Araújo, cerca de dez instituições entre órgãos públicos e particulares aderiram ao evento, realizando exames, orientando sobre a necessidade da mamografia e outros exames que beneficiem a saúde da mulher, além de distribuição de brinde e camisetas alusivas ao evento.

A Deputada Estadual Enfermeira Rejane também participou falando da importância dos exames preventivos e conclamou as mulheres presentes “a não negligenciarem os exames de mama, que necessitam ser realizados anualmente depois dos quarenta anos”.

As palestras sobre saúde da mulher ficaram a cargo de diretoras do COREN.

Pelo CRO-RJ, a Dr. Vania do Carmo, da Comissão de Odontologia Hospitalar e o  Altamiro Lima, da Comissão de Apoio aos Cursos e Serviços de Odontologia do CRO-RJ, prestaram informações  e  esclarecimentos sobre a avaliação do câncer bucal nos grupos de risco, como por exemplo, causados por  HPV, tabagismo e etilismo e, também, sobre  atendimento  a pacientes internados em UTIs e  a importância do cirurgião-dentista para esses atendimento, e a possibilidade de evitar infecções recorrentes no ambiente hospitalar.

Também mereceram enfoque especial, os pacientes sujeitos a rádio e quimioterapia e os cuidados odontológicos necessários após esses tratamentos.

Em parceria com a UNIG, foi instalado um escovódromo, onde os alunos de Odontologia ensinavam a correta escovação e os cuidados básicos com a higiene bucal, além de promoverem distribuição de pasta e escovas dentais.

O Presidente Altair Dantas de Andrade esteve presente acompanhando a realização e a participação do CRO-RJ no evento.