Histórico

O Dia Mundial Contra o Câncer é uma iniciativa global organizada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Criada em 2000, por meio da Carta de Paris, a data tem como objetivo aumentar a conscientização e a educação mundial sobre a doença, além de influenciar governos e indivíduos para que se mobilizem pelo controle do câncer evitando, assim, milhões de mortes a cada ano.

 

Câncer Bucal

A Odontologia ocupa-se principalmente do Câncer Bucal. Dados do INCA revelam que as principais vítimas do câncer bucal são homens acima de 40 anos- o que representa a 5ª maior incidência dessa doença entre homens no Brasil.

O câncer bucal é um tumor maligno que afeta lábios, estruturas da boca, como gengivas, bochechas, céu da boca, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo da língua.

A prevenção é mais simples do que se imagina. Hábitos como não fumar, evitar consumo de bebidas alcoólicas, ter alimentação rica em frutas verduras e legumes, manter boa higiene bucal e usar preservativo (camisinha) na prática do sexo oral são fundamentais nesse processo de prevenção.

Além disso, é preciso estar atento aos sinais e sintomas da doença para buscar ajuda profissional de forma consciente. Nesse sentido, cabe observar lesões (feridas) na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias, que podem apresentar sangramentos e estejam crescendo. Os cuidados também incluem manchas/placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas, bem como nódulos (caroços) no pescoço e rouquidão persistente.