A Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial é uma especialidade da Odontologia que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço, tais como deformidades faciais, traumatismos, anormalidades do crescimento craniofacial, tumores, traumas e deformidades dos maxilares e da mandíbula.

Na Grécia antiga, Hipócrates já mencionava lesões da boca e efetuava certos tratamentos desde a dor de dentes ao tratamento de fraturas na face. Existem registros de reduções de fraturas da face, rudimentares, porém eficientes, e estes princípios foram utilizados como base para os tratamentos atuais

A especialidade é exercida em âmbito ambulatorial ou hospitalar. Nos ambulatórios ou consultórios são realizadas cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local, onde são, por exemplo, removidos dentes inclusos, pequenos tumores benignos, cistos, lesões periapicais, implantes dentários e cirurgias para adaptações protéticas, entre outras.

As cirurgias de grande porte são realizadas sob anestesia geral em ambiente hospitalar e demandam mais cuidados. São as cirurgias de grandes tumores; fraturas faciais e cirurgias ortognáticas, entre outras.

É uma especialidade que exige formação intensiva, em torno de 3 anos, e necessita de constante interação com outros profissionais. Dessa forma, consegue proporcionar um tratamento adequado e eficaz a todos os pacientes, seja ele desde uma simples extração dentária até uma grande deformidade dentofacial.