Atendendo a uma solicitação do Sistema Conselhos (CFO e Conselhos Regionais), o Governo Federal estuda a liberação de uma linha de credito especial para cirurgiões-dentistas autônomos, que será disponibilizada pela Caixa Econômica Federal

Segundo i9infgormação do CFO, a equipe econômica do Governo estuda o cenário nacional de profissionais autônomos da saúde que tiveram os atendimentos eletivos suspensos por conta da pandemia do coronavírus. Na Odontologia, a maioria dos 337.943 Cirurgiões-Dentistas com inscrição ativa são autônomos.

Em março, o Sistema Conselhos conquistou uma linha de crédito especial aos profissionais da Odontologia (pessoas físicas e jurídicas), conduzida pelas Superintendências do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), da Amazônia (SUDAM) e do Centro-Oeste (SUDECO).

No momento, o trâmite aguarda apenas a parte operacional dos bancos gestores do fundo constitucional que subsidia a linha de crédito nos estados. O CFO já buscou providências junto ao Ministério Público Federal para viabilidade imediata da respectiva linha de crédito, considerando a urgência do momento.

Num primeiro momento, a equipe econômica solicitou dados à Receita Federal para mapeamento do número de profissionais que podem ser contemplados por essa modalidade de crédito em âmbito nacional. Detalhes como taxa de juros e prazo para pagamento do crédito ainda estão em fase de definição por parte do Governo Federal. O CFO está acompanhando esses trâmites, para divulgação entre os cirurgiões-dentistas.