boletim do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
Edição 124 - 16 a 30 de Novembro de 2007 - Ano 06
Conversa com o Presidente
 


Afonso Fernandes Rocha - Presidente do CRO-RJ
E os convênios ... Não vamos fazer nada ?

O grau de satisfação com relação às operadoras é classificado como ruim, e, mais de 75% dos cirurgiões-dentistas pesquisados informam que os convênios interferem nos planos de tratamentos.

Afonso Fernandes Rocha - Presidente do CRO-RJ

 Leia editorial >>> 


Dica de internet:
Dentaid - World Oral Health Programme - http://www.dentaid.org

Notícias
Entidades do Rio premiarão os Notáveis da Odontologia Fluminense
Por iniciativa das entidades de classe e instituições públicas e militares de Odontologia, com apoio do CRO-RJ, foi criado este ano o prêmio Notaveis da Odontologia Fluminense. A primeira premiação acontecerá no início de dezembro e contemplará profissionais, entidades e/ou personalidades que tenham se destacado através de ações para o desenvolvimento da Odontologia no estado do Rio de Janeiro. As contribuições deverão ter sido de cunho científico, social, político ou na promoção de maior visibilidade para a Odontologia. A cerimônia está marcada para o dia 11 de dezembro próximo, às 18h30 no Palácio Tiradentes - Plenário da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, com entrada franqueada ao público.
CRO-RJ promoverá palestra sobre Laserterapia
Tendo como tema A Laserterapia e sua Aplicação na Oncologia Odontológica e nas Especialidades da Odontologia, será ministrada pelos especialistas Dra. Ana Chor (CPIC) e Dr.Héliton Spíndola Antunes (INCA) e acontecerá no próximo dia 12 de dezembro , quarta-feira, no horário de 14 ás 17 horas. A palestra, gratuita, foi organizada pela Comissão de Prática Integrativas e Complementares do CRO-RJ e será realizada no auditório do Conselho, à rua Araújo Porto Alegre 70, 5º andar.
Lei obriga consultórios a expor cartazes sobre Direitos do Usuário
Usuários de consultórios médicos e dentários do Estado do Rio deverão saber que existe uma lei que proíbe a exigência de comprovantes de pagamentos relativos aos planos e seguros de saúde. Para isso o governador Sérgio Cabral sancionou no dia 08 de novembro, a Lei 5.119/07 de autoria da Deputada Graça Pereira ( DEM), que determina aos estabelecimentos prestadores desses serviços afixar cartazes informando aos clientes sobre a proibição da cobrança, tal como consta na Lei 4.662/05. Segundo a autora, "criamos essa nova lei para garantir o cumprimento da lei anterior. Muitos usuários não sabiam da existência da norma e passavam por constrangimentos, já que a maioria dos pacientes não anda com os boletos de pagamento em seu poder". Para a Deputada "os estabelecimentos conveniados têm como acessar o cadastro do paciente para conferir se ele está em dia com o seu seguro de saúde". Fonte: Site ALERJ
Estudos de anatomia em cadáveres: mais sete curso superiores terão direito
A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou o Projeto de Lei 1104/07 , do deputado Alexandre Silveira (PPS-MG), que estende às faculdades de odontologia, farmácia, enfermagem, fisioterapia, educação física, fonoaudiologia e nutrição o direito de solicitar a utilização de cadáveres não reclamados para fins de estudo. Hoje, somente as faculdades de medicina têm esse direito. O relator, deputado Geraldo Thadeu (PPS-MG) justificou seu parecer afirmando que "é inquestionável o fato de que o estudo adequado de anatomia é tão necessário para um cirurgião- dentista ou um fisioterapeuta quanto para um médico". Thadeu modificou apenas o prazo que determina se o cadáver pode ser dado como não-reclamado. O projeto original previa 20 dias sendo ampliado para 30 dias. Fonte: Agência Câmara.
Atualidades
Odontologia ainda enfrenta barreiras para cuidar de atletas
Guilherme Costa / Em: cidadedofutebol.uol.com.br

Desde as categorias de base até o profissional, em times da elite mundial ou em clubes de menor expressão, o tratamento odontológico muitas vezes é encarado como um supérfluo na preparação de atletas. E quando é realizado, na maioria das vezes ignora as especificidades inerentes ao esporte de alto rendimento.

"Os problemas relacionados à saúde bucal têm séria influência no rendimento do atleta. Primeiro a parte mais simples, como uma dor de dente, que impede o jogador de atuar numa partida ou render como é esperado dele. Depois, tem a questão de que um atleta com algum foco de infecção na boca tem um prazo de recuperação de lesão maior. Além disso, o dentista tem de ficar atento à lista de medicamentos que podem atrapalhar o rendimento do atleta ou até mesmo ser detectado em exames antidoping", comenta José Isaías Fernandes, dentista que trabalhou por 15 anos no Corinthians.

"É muito difícil calcular quando o rendimento de um atleta pode ser prejudicado por problemas odontológicos, mas existe uma diferença sensível. Se ele desempenhar a mesma atividade sem o problema é fácil constatar um aumento na produtividade. Esse tipo de problema não afeta apenas o físico, mas o lado mental dos esportistas", explica a dentista Mariela Talarico Folco, que já trabalhou com lutadores de boxe e jiu-jítsu.

A eficiência da odontologia desportiva, contudo, depende demais de como ela é tratada pelos clubes. Na maioria das associações esportivas, os jogadores passam apenas por consultas com periodicidade semestral ou anual. Essas intervenções quase sempre são feitas com profissionais terceirizados, que não têm especialização na área da atividade física.

"A Odontologia esportiva é considerada uma sub-categoria da Odontologia do Trabalho, que foi criada em 2004. O jogador de futebol nada mais é do que um trabalhador comum", compara Fernandes.

No esporte, a Odontologia tem evoluído muito nos últimos anos. "Existem alguns cursos nessa área que estão começando, mas ainda não são reconhecidos como especialização. Mas para aqueles que querem seguir nessa área eles são indicados", avisa Mariela.

No entanto, a área ainda esbarra na falta de uma cultura voltada ao tratamento dos jogadores. A maioria dos atletas dá pouca importância aos problemas que acometem a boca. E essa falta de preocupação é justamente o que pode comprometer o desempenho, ao mesmo tempo em que reduz as ausências na atividade.

 Baixe em modo de impressão »

Caro colega Cirurgião Dentista,

A Faculdade de Odontologia de Valença firmou um convênio com a ABO de Valença extensivo a sócios de qualquer ABO do país. Neste convênio os dependentes de Dentistas sócios da ABO ,em todo território nacional ,têm o direito de 30% de desconto nas mensalidades da FOV. Atualmente com o desconto o aluno dependente pagará 856,00 reais de mensalidade.
Nossa faculdade, está em um momento único onde foi aprovado um novo currículo no MEC apresentando uma inovação na área de ensino com várias disciplinas de clínica integrada tais como: Clínica intregrada da Criança e Adolencente, Clínica Integrada do Adulto, Clínica Integrada do Idoso e Clínica Integrada de Pacientes Especiais . Estamos de braços abertos para receber seu filho (a) em nossa hospitaleira cidade.

Maiores informaçãoes sobre o vestibular que será realizado em 02 de dezembro pelo site www.faa.edu.br ou pelo telefone (24) 24533024.

Um grande abraço,


Prof. Dr.Fernando Monteiro Aarestrup
Diretor FOV

Veja o nosso folder >>

Agenda
1° Ciclo de Palestras em Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular-HSE
  • Coordenação: Dr. Victor Abreu
  • Local: Centro de Estudos do HSE
  • Data: 08/12/2007
  • Horário: 8:h
  • Inscrições: (gratuitas): Tel 2291-3131 ramal-3289 ( Daniela)
    (ou no local até 10 minutos antes do evento.)
  • Certificados:para inscritos até 07/12
Curso de Odontologia Legal e sua Aplicabilidade
na Área Cível, Criminal,Trabalhista e Administrativa.
  • Promoção: ABO- Niterói
  • Data: 24 de novembro
  • Horário: 8 às 18 h.
  • Ministradores: Dr. Moacyr da Silva e Dr. Malthus Galvão.
  • Local: Associação Comercial de Niterói - Av. Amaral Peixoto, nº 286, Centro Niterói.
  • Inscrições: tels. 2717-7277 / 2620-2488
 
CRO-RJ - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
Rua Araújo Porto Alegre, 70 - Centro - Rio de Janeiro - RJ.
CEP 20030-015 - Tel. (21) 3505-7600. Fax. (21) 2220-3775
3º andar (Biblioteca) - 4º andar (Diretoria) - 5º andar (Atendimento)
CROn-line - boletim Eletrônico Quinzenal do CRO-RJ
· Jornalista Responsável: Sonia Fassini (Reg.12.628 MTb)
· Pesquisa: Ledir Henley (Biblioteca do CRO-RJ - CRB/7 4875) #006699
· Designer Gráfico / Internet: Ronald Vidal