Boletim do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
 Edição 167  - 01 a 15 de Setembro de 2009 - Ano 08

 Conversa com o Presidente

Afonso Fernandes Rocha - Presidente do CRO-RJ"Sem médico e dentista não há saúde"
"Sem salário não há médico nem dentista"
"Médicos e dentistas juntos na luta"

O CRO-RJ vem se esforçando em abrir frentes para cumprir a meta de defesa dos interesses da classe odontológica. Por esta razão esteve presente à manifestação do dia estadual de luta, convocada pelo Sindicato dos Médicos, que contou com a participação de vários segmentos da sociedade, reunidos no Largo do Machado. Na oportunidade, dialogamos com os parlamentares que estavam presentes.
Considerando tratar-se da primeira participação pública da odontologia em movimentos desse tipo, registramos a presença de um número razoável de cirurgiões-dentistas.
O Conselho se fez presente através de vários dos seus membros, além de algumas faixas alusivas às reivindicações da classe, entre as quais, a necessidade de reestruturação da carreira de cirurgião-dentista no serviço público.
Com a participação explícita dos profissionais da odontologia em atos públicos de reivindicação, é fundamental que os colegas se façam cada vez mais presentes nas manifestações de interesse da categoria.

 Leia o editorial - Setembro/09 | > 

Afonso Fernandes Rocha - CD 
   Presidente

 

 Notícias

  • CLIQUEFalso dentista preso em Ipanema
    A ousadia dos falsos profissionais de Odontologia continua sendo combatida pelo CRO-RJ. No último dia 21 de agosto, o auxiliar de prótese dentária Luiz Carlos Lima dos Santos, de 49 anos, foi detido por fiscais do CRO-RJ e policiais civis, exercendo ilegalmente a Odontologia na clínica situada no edifício Vitrine de Ipanema. Os fiscais do Conselho constataram que ele faturava entre 20 e 25 mil reais por mês, passando-se por cirurgião-dentista. Luiz Carlos dedicava-se aos casos complexos e mantinha dois profissionais, devidamente credenciados no CRO, como auxiliares sem vínculo empregatício. Ele mantinha outra clínica na Barra, no Centro Empresarial Office Tower. Depois de prestar depoimento, foi indiciado no artigo 282 do Código Penal e vai responder a processo no Juizado Especial Criminal.
    O Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro continua atuando firmemente na repressão aos falsos profissionais. Só este ano, 33 falsos profissionais foram flagrados pela Fiscalização do CRO-RJ.(Foto: Editorial "O Dia")
  • Novo site do CRO-RJ
    O site do CRO-RJ está com novo visual, ainda mais completo. Para aqueles que buscam informações sobre a autarquia, entidades da odontologia, faculdades ou mesmo sobre os profissionais em exercício no estado do Rio, o acesso à informação está garantido.
    Outra novidade é a revista eletrônica. Trata-se do fac simile da edição mensal da revista CRO-RJ em Notícias, distribuída gratuitamente a todos os cirurgiões-dentistas em atuação no estado do Rio de Janeiro.
    No novo site estão disponíveis, também, as edições anteriores do boletim on line, textos sobre Biossegurança e notícias sobre Vigilância Sanitária, além do contato direto com a Ouvidoria do CRO-RJ.
    O endereço eletrônico é o mesmo. Confira acessando www.cro-rj.org.br.
  • FO-UFF discute propostas de atenção à Terceira Idade
    A Faculdade de Odontologia da UFF organizou no último dia 28 de agosto o seminário "O envelhecimento no contexto da sociedade brasileira - Uma visão multidisciplinar e interdisciplinar de atendimento à pessoa idosa". Durante o evento, profissionais da área de saúde, acadêmicos e docentes de áreas afins da saúde puderam conhecer a Política Nacional de saúde e saúde bucal do idoso do Ministério da Saúde e identificar as modalidades de atenção voltada para assistência à Terceira Idade no SUS. A oportunidade também serviu para a mostrar a Odontologia da Faculdade de Odontologia da UFF sob a ótica de Geriatria e Gerontologia. O presidente Afonso Fernandes Rocha representou o CRO-RJ no evento.
    Saiba mais detalhes do seminário no site do Conselho :
    www.cro-rj.org.br.
  • CRO-RJ recebe delegação de Moçambique
    Uma delegação de dirigentes e educadores de Moçambique, em visita ao Brasil, esteve na sede do CRO-RJ no último dia 27 de agosto , onde foram recebidos pelo presidente Afonso Fernandes Rocha.
    A representação, composta pelo Governador da província deTete, Dr. Ildefonso Muanantatha e pelos Dr. Joaquim Zuze Meque, da Direção Provincial de Educação e assessores visitou o Conselho em busca de informações sobre a odontologia no Brasil . O presidente do CRO-RJ fez uma abordagem da situação atual, com apresentação de estatísticas, distribuição de faculdades e cirurgiões- dentistas pelos diversos estados do País, além de informar as atribuições do Conselho Regional de Odontologia. A delegação visitara anteriormente a Faculdade de Odontologia da UFRJ e a Unidade de Referência de Odontologia Social do município, onde tomaram conhecimento do Programa de Promoção em Saúde e Cidadania - DENTE ESCOLA, projeto de estágio supervisionado daquela Faculdade.
Revista CRO-RJ Notícias
 Setembro 2009  
CFO se pronuncia sobre ajustes nos cursos de Pós-Graduação Leia na íntegra
Dica de Internet
SIBnet – Portal de Revistas Eletrônicas.
www.usp.br/sibi/biblioteca/revista/tutorial/index.html

 Agenda

Cursos Gratuitos CRO-RJ
  • Procedimentos Estéticos em Odontologia Restauradora
    Ministrador: Prof. Dr. Raphael Monte Alto
    Data
    / Hora: 09/09 - 4ª feira - 17h às 20 h
    Local: CRO-RJ Barra - Av. Armando Lombardi, 350 - lj 222, Shop. Barra Point
    Inscrições/Informações: tel. (21) 3153-0101 (12 às 20 h)
    Contribuição: duas latas de leite em pó.


  • Implantodontia para o Clínico Geral
    Ministrador: Prof. Dr.José Henrique Cavalcanti
    Data
    / Hora: 23/09 - 4ª feira - 18h30 às 20h30
    Local: CRO-RJ Barra - Av. Armando Lombardi, 350 - lj 222, Shop. Barra Point
    Inscrições/Informações: tel. (21) 3153-0101 (12 às 20 h)
    Contribuição: duas latas de leite em pó.

  • Simpósio da AORJ / CRO-RJ - A Tomografia Computadorizada Cone Beam e a sua Aplicabilidade no Planejamento Ortodôntico
    Simposiastas: Ac. Prof. Luiz Fernando Deluiz; Prof. Marcos Cezar Ferreira e Ac. Prof. Dr. Roberto Schirmer Wilhelm
    Data
    / Hora: 16/09 – quarta-feira 17h30 às 20h
    Local: Auditório do CRO-RJ – Rua Araújo Porto Alegre, 70 / 5º andar – Centro
    Inscrições/Informações: Tel: 3505-7600 ramais 7633 / 7642 / 7601
    Contribuição: duas latas de leite em pó.

  • DTM: Da Anamnese ao Diagnóstico por Imagem
    Ministradores: Prof. George Miguel Spyrides e Profa. Florence Sekito
    Data
    / Hora: 21/09 – Segunda – 18hàs 20h
    Local: Auditório do CRO-RJ – Rua Araújo Porto Alegre, 70 / 5º andar – Centro
    Inscrições/Informações: Tel: 3505-7600 ramais 7633 / 7642 / 7601
    Contribuição: duas latas de leite em pó.

  • Hemograma? Entenda sua aplicabilidade e importância na Odontologia
    Ministradores: Anderson Zéfiro
    Data
    / Hora: 19/09 - Sábado - 14h às 18h
    Local: CEAP - Avenida Abílio Távora 1590, Bairro da Luz, Nova Iguaçu
    Inscrições/Informações: Tel: 2767-8080 / 2667-7678
    Contribuição: duas latas de leite em pó.

  • Laserterapia na rotina clínica do consultório odontológico
    Ministrador: Rosany de Azevedo
    Data / Hora: 19/09 - Sábado - 16h às 18h
    Local: CEAP - Avenida Abílio Távora 1590, Bairro da Luz, Nova Iguaçu
    Inscrições/Informações: Tel: 2767-8080 / 2667-7678
    Contribuição: duas latas de leite em pó.

  • Odontologia Restauradora do nosso Cotidiano
    Ministrador: Prof. Marcelo N. Heimlich
    Data
    / Hora: 24/09 – Quinta – 14h às 18h
    Local: ABO-Volta Redonda – Rua 24, nº 279 - Tangerinal
    Inscrições/Informações: Tel: (24) 3342-4098
    Contribuição: duas latas de leite em pó.


      Inscrições on-line | > 
Outros Cursos
  • Especialização em Odontologia do Trabalho
    Coordenação: Prof.Eli Guimarães e equipe
    Início: 18/09/2009 - aulas às 6ª feiras
    Promoção: ABO Duque de Caxias
    Inscrições/Informações: Tel.2671-3612

  • Curso de Coroas Cerâmicas Anteriores
    Ministrante: Prof. Raphael Monte Alto
    Datas: 2 e 3 de outubro de 2009
    Promoção: CEO Penedo
    Inscrições/Informações:Tel. (24) 3359-4405 cursos@ceopenedo.com.br


 

CRO-RJ - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
Rua Araϊjo Porto Alegre, 70 - Centro - Rio de Janeiro - RJ.
CEP 20030-015 - Tel. (21) 3505-7600. Fax. (21) 2220-3775
3Ί andar (Biblioteca) - 4Ί andar (Diretoria) - 5Ί andar (Atendimento)
Horário de atendimento: 09:00 h às 17:00 h.

CROn-line - Boletim Eletrônico Quinzenal do CRO-RJ
Jornalista Responsável: Sonia Fassini (Reg.12.628 MTb)
Pesquisa: Ledir Henley (Biblioteca do CRO-RJ - CRB/7 4875)
Designer Gráfico / Internet: Ronald Vidal