Boletim do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
 Edição 190  - 16 a 31 de Agosto de 2010 - Ano 09

   Conversa com o Presidente

Afonso Fernandes Rocha - Presidente do CRO-RJPela Saúde

As organizações que defendem a privatização da saúde vêm mantendo uma campanha cerrada cujo objetivo é o desmonte dos serviços de Saúde prestados pelo Estado, e consequentemente o enriquecimento de empresas contratadas, transformando a Saúde em mercadoria e favorecendo a venda dos serviços para os planos.
Essa prática acentuaria a diferença de acesso à Saúde e cada vez mais a estratificação da nossa sociedade.
Nossa atuação tem se inspirado na implementação do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com os princípios constitucionais de universalidade, integralidade e gratuidade das ações de assistência, da recuperação e promoção da Saúde, previsto pelo projeto da Reforma Sanitária.
A concepção de Saúde ampla não pode estar desvinculada da participação social
Por esta razão, existe uma coleta de assinaturas em adesão à Carta aos Ministros do Supremo Tribunal Federal, cujo objetivo é deixar claro , junto ao Supremo (STF) a importância de votarem favoravelmente à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN), contra a Lei 9.637/98, que “dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais, a criação do Programa Nacional de Publicização- isto é, a extinção dos órgãos e entidades que menciona e a absorção de suas atividades por organizações sociais, e dá outras providências”,
Deseja-se também , que o Supremo decida contra a alteração do inciso XXIV do artigo 24 da Lei 8.666/93, com redação dada pelo artigo 1º da lei 9.648/98, que permite a dispensa de licitação para a celebração de contratos de prestação de serviços com as organizações sociais (OS).
Para a sua adesão basta enviar um e-mail para pelasaude@gmail.com
(entidades) ou Abaixo-Assinado no Blog PelaSaúde (pessoa física).

Afonso Fernandes Rocha - CD
   Presidente 

   Notícias

Convite aos Dentistas
O CRO- RJ está convidando a todos os Cirurgiões–dentistas e demais profissionais que venham desenvolvendo ações em prol da Odontologia e que vão se candidatar a postos eletivos nas próximas eleições, que procurem o Conselho até o próximo dia 19/08 (quinta-feira) às 17 horas para informar sobre o seu pleito.
O CRO-RJ pretende divulgar os nomes e registros dos candidatos na próxima edição ( setembro ) da revista CRO-RJ Notícias.
O contato pode ser feito pelo telefone 3505-7600 ramal 7603.


Código de Defesa do Consumidor
Foi publicada no Diário Oficial da União de 21/7, a Lei 12.291/2010 que obriga, a partir desta data, os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços a manter, em local visível e de fácil acesso ao público, um exemplar do Código de Defesa do Consumidor.O descumprimento da Lei implicará em multa no montante de até R$ 1.064,10. - Clique aqui para baixar o código completo.

CRO-RJ cria nova comissão
A Comissão de Odontologia Hospitalar e Medicina Oral, foi criada em 28 de julho de 2010, através da Portaria CRO-RJ n º 11 e tem como finalidade liderar as ações do Grupo de Medicina Oral e Hospitalar do Rio de Janeiro ( GMOH-RJ) junto à autarquia. Terá como membros os cirurgiões-dentistas Dr.Paulo Affonso Pimentel Júnior; Dr. Jorge Barbosa Pinto e o Dr. Silvio da Cruz Brandão.

Carreiras do SUS serão definidas por Comissão Especial
Mais um passo foi dado na definição das profissões que atuam no SUS. O Ministério da Saúde acaba de criar uma Comissão Especial para elaboração de uma proposta de Carreiras do Sistema Único de Saúde (SUS). Inicialmente serão avaliadas as categorias dos cirurgiões-dentistas, médicos e enfermeiros. O Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Federação Interestadual dos Odontologistas (FIO) indicarão representantes para integrar a Comissão, que terá como objetivo minimizar a dificuldade que alguns municípios encontram em fixar profissionais de saúde. Além dessas estarão representadas as entidades das demais categoriais profissionais.
A Comissão discutirá pontos importantes, como por exemplo , o vínculo dos profissionais será com o estado ou com a esfera federal ? Ou ainda, se a admissão será por meio de concurso público. O prazo para conclusão dos trabalhos é de 90 dias, e as propostas serão avaliadas pelas diversas instâncias de gestão do SUS e pelo Ministério da Saúde, para posterior implantação.

I Congresso Internacional de Odontologia será em Brasília
Com o tema “A tecnologia proporcionando o bem-estar”, a primeira edição do COINTER - Congresso Internacional de Odontologia. Durante o congressos serão ministrados cursos, simpósios e conferencias a cargo de especialistas brasileiros e estrangeiros O evento acontecerá em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre os dias 3 e 5 de setembro.
Durante o COINTER acontecerá ainda o III Encontro Nacional da Sociedade Brasileira de Traumatologia Dentária (SBTD) reunindo especialistas em traumatologia dentária de todo o Brasil. Informações / inscrições: www.cointer.org.br.

Seleção de professores para Mestrado em Odontologia
A Universidade Veiga de Almeida está com processo seletivo aberto para duas vagas de docentes para o Mestrado Profissional em Odontologia, nas seguintes áreas: reabilitação oral, prótese dentária, materiais dentários e clínica odontológica.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto. O edital, com os pré-requisitos e outras informações sobre as vagas, está disponível para consulta no site www.uva.br/trabalhe_conosco.html

 

Revista eletrônica
 Agosto 2010 
Medicina Oral e Odontologia Hospitalar discutem atuação
Leia na íntegra
Dica de internet

Red Latinoamericana por la Salud Bucal
http://www.sld.cu/uvs/saludbucal/

   Agenda

Cursos gratuitos no CRO-RJ

  • Traumatismo Dental na Infância: Como Diagnosticar e Tratar
    Ministradora: Juliana Abdelnur (Especialista e Mestre em Odontopediatria – UFRJ; Professora do curso de Especialização da OCEx);
    Data: 16 de agosto (segunda)
    Horário: 18h às 20h
    Local: Auditório do CRO-RJ Centro, localizado na Rua Araújo Porto Alegre 70, 5º andar, Centro
    Inscrições e Informações: 3505-7600 (ramais 7633, 7642 e 7601)
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó

  • Odontologia Estética integral
    Ministrador: Ewerton Nocchi Conceição (Professor de Dentística e Coordenador do Curso de Especialização em Dentística da FO/UFRGS Especialista em Dentística, Mestre e Doutor em Materiais Dentários
    Data: 18 de agosto (quarta)
    Horário: 14 às 18h
    Local: Auditório do Clube de Engenharia, localizado na Av. Rio Branco 124, 25º andar, Centro
    Informações e Inscrições: 3505-7600 (ramais 7642, 7633 e 7601)
    Contribuição: 2 (duas) latas de leite em pó
    Parceria: CRO-RJ/DENTSPLY

  • Simpósio Doenças Ocupacionais do Cirurgião-Dentista: Como Preveni-las?
    Simposiasta: Vilma Azevedo da Silva Pereira (Mestre e Doutora em Odontologia Social – UFF; Professora Adjunta do Dep. De Odontologia Social da FO-UFRJ)
    Moderadora: Maria do Céu Pinto do Amaral (Mestre em Odontologia Social – UFF; Professora Assistente do Dep. De Odontologia Social da FO-UFRJ)
    Data: 18 de agosto (quarta)
    Horário: 17h30 às 20h
    Local: Auditório do CRO-RJ Centro, localizado na Rua Araújo Porto Alegre 70, 5º andar, Centro
    Inscrições e Informações: 3505-7600 (ramais 7633, 7642 e 7601)
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó
    Parceria: CRO-RJ e AORJ

  • Cirurgia Plástica Periodontal
    Ministrador: Sergio Kahn (Especialista e Mestre em Periodontia – UERJ; Doutor em Odontologia – UFRJ)
    Programa completo: acesse o site www.cro-rj.org.br
    Data: 20 de agosto (sexta)
    Horário: 18h às 20h
    Local: ABO-Duque de Caxias, localizado
    Inscrições e Informações:
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó

  • Brackets Autoligados: O que Muda na Ortodontia com Eles?
    Ministrador: Alexandre Ponce (Especialista, Mestre e Doutor em Ortodontia; Autor do livro: Membro da World Federation of Otthodontists –WFO);
    Horário: 14h às 16h;
    A Ortopedia e as Prevenções de Maloclusões e DTM. Aprendendo a Direcionar o Crescimento
    Ministrador: Ricardo Pessoa (Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial – PUC-RJ; Mestre em Ortodontia e Ortopedia Facial)
    Horário: 16h às 18h
    Data: 21 de agosto (sábado)
    Local: ABO-Teresópolis, localizado na Avenida Lucio Meira 350, sala 305, Teresópolis
    Inscrições e Informações: (21) 2742-7991
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó

  • Recobrimento Radicular: Utopia ou Realidade?
    Ministrador: Sergio Kahn (Especialista e Mestre em Periodontia – UERJ
    Doutor em Odontologia – UFRJ)
    Programa completo: acesse o site www.cro-rj.org.br
    Data: 21 de agosto (sábado)
    Horário: 14h às 18h
    Local: ABO-Nova Iguaçu, localizado
    Inscrições e Informações: (21) 2667-7678 / 2767-8080
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó

  • Projeto: Aplicabilidade da Tomografia Cone Beam nas Especialidades Odontológicas
    Curso: Aplicabilidade da Tomografia Cone Beam na Endodontia

    Ministradores: Eduardo José da Costa Santos (Especialista em Radiologia Oral – UFRJ; Especialista em Estomatologia – UNESA); Henrique dos Santos Antunes (Especialista em Endodontia – UNIGRANRIO; Mestre em Endodontia – UNITAU)
    Data: 25 de agosto (quarta)
    Horário: 17h às 20h30
    Local: Auditório do CRO-RJ Barra da Tijuca, localizado na Avenida Armando Lombardi 350, loja 222, no Shopping Barra Point
    Inscrições e Informações: 3153-0101
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó

  • Odontologia Restauradora Direta e Indireta: Materiais e Técnicas
    Ministrador: Renato da Silva Fraga (Mestre em Prótese Dentária – UERJ; Professor Assistente de Prótese Dentária – UFF/NF)
    Programa completo: acesse o site www.cro-rj.org.br
    Data: 28 de agosto (sábado)
    Horário: 9h às 13h
    Local: ABO-Nova Friburgo
    Inscrições e Informações:
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó

  • Endodontia Atual
    Ministradora: Isabel Camões (Doutora em Clínica Odontológica – UFRJ; Coordenadora do Curso de Especialização de Endodontia – UFF); Programa completo: acesse o site www.cro-rj.org.br
    Data: 30 de agosto (segunda)
    Horário: 18h às 20h
    Local: Auditório do CRO-RJ Centro, localizado na Rua Araújo Porto Alegre 70, 5º andar, Centro
    Inscrições e Informações: 3505-7600 (ramais 7633, 7642 e 7601)
    Contribuição: Duas (2) latas de leite em pó

Outros cursos e eventos

  • Curso: Soluções Estéticas para Dentes Anteriores
    Promoção : ABO Campos dos Goytacazes
    Ministrador: Dr. Guilherme Garone ( Mestre em Dentística-USP)
    Data: 27 de agosto (sexta)
    Horário: 14 às 18 h
    Local : Auditório da ABO Campos
    Apoio: CRO-RJ /ABO/ FGM/DENTAL MED
    Informações/inscrições: (22) 2732-3361 (ABO) (22) 2762-1008 ( Dental Med)
    Contribuição: 02 kg de alimentos não perecíveis.

  • I Encontro de Inverno da ABO-Petrópolis. Tema: Odontologia Restauradora Integrada

  • - Estética e Oclusão em Odontologia Restauradora Integrada
    - Fundamentos e Aplicações das Cirurgias Estéticas Periodontal e Perimplantar
    - Tecnologia e Otimização da Estética e da Função em Reabilitação Oral

    Promoção : ABO Petrópolis
    Ministradores: Prof. José Mondelli, Profa. Aline Monnerat e Prof. William Frossard
    Data: 27 e 28 de agosto (sexta e sábado)
    Horário: 09 às 13 h
  • I Jornada Odontológica de Nova Friburgo
    Promoção : Faculdade de Odontologia da UFF/ Campus Nova Friburgo
    Tema : Perspectivas Contemporâneas da Odontologia: Abordagem Interdisciplinar,
    Data : 15 a 17 de setembro de 2010 (quarta a sexta)
    Local: Pólo Universitário de Nova Friburgo
    Rua Dr. Silvio Braune, 22. Centro.
    Informações e inscrições: www.uff.br/jonf

  • Cursos de Especialização- ABO Duque de Caxias
    Odontologia do Trabalho: início - 03 /09/2010
    Odontologia Legal: início - 09/2010
    Endodontia : início - 30/08/2010
    Implante : início - 08 /2010
    Odontogeriatria: início - 08/2010
    Periodontia: início - 09/2010
    Informações e inscrições: 2671-3612 / 2671-5483 ( Jacqueline ou Regina)

Publicidade

 
Institucional

CRO-RJ - Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
Rua Araújo Porto Alegre, 70 - Centro - Rio de Janeiro - RJ.
CEP 20030-015 - Tel. (21) 3505-7600. Fax. (21) 2220-3775
3º andar (Biblioteca) - 4º andar (Diretoria) - 5º andar (Atendimento)
Horário de atendimento: 09h às 17h.

CROn-line - Boletim Eletrônico Quinzenal do CRO-RJ
Jornalista Responsável: Sonia Fassini (Reg.12.628 MTb)
Pesquisa: Ledir Henley (Biblioteca do CRO-RJ - CRB/7 4875)
Designer Gráfico / Internet: Ronald Vidal