Foram cinco meses de intenso trabalho e dedicação até a conclusão da Atualização em Cirurgia & Traumatologia Bucomaxilofacial. Com apoio do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro (CRO-RJ), iniciativa da coordenação da Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdades São José (FSJ) que aconteceu mensalmente no auditório do Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF) em duas turmas alternadas, com cerca de 180 participantes. O objetivo do projeto foi oferecer, de forma gratuita, acesso aos conhecimentos da odontologia inserida no hospitalar de emergência e também certificar, ao final das 20 horas de carga horária, todos os alunos que tiveram 90% de aproveitamento. Além disso, evidenciar a evolução e importância do serviço na unidade hospitalar, promovendo troca de conhecimento e fortalecimento da classe.

No dia 24 de novembro as duas turmas participaram do último módulo que teve como tema “princípios da traumatologia em CTBMF”. Além disso, foi realizada cerimônia de encerramento e uma prova de estágio. Mais de 70 participantes concorreram à 20 vagas para, dessa vez, conhecer a parte prática dessa área de atuação no HMSF.

“ Foi mais um domingo de auditório lotado. Ao longo desses cinco meses compartilhamos diversos temas sobre a odontologia hospitalar e contribuímos para a formação de muitos alunos e profissionais da nossa classe. Também pudemos despertar em muitos o interesse pela Bucomaxilofacial. Por isso, além da aula de encerramento sob o tema, realizamos uma prova de estágio, comemorou o coordenador da Especialização e membro da Comissão e da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial do CRO-RJ, Dr. Rafael Meira Pimentel.

O coordenador também agradeceu a todos envolvidos no projeto: “O mínimo que posso fazer é agradecer a todos que apoiaram e acreditaram nesse projeto. Essa iniciativa só foi possível pelo empenho dos alunos a Especialização em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Faculdades São José, ao do Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro e o Hospital Municipal Salgado Filho, que além de sediar a Especialização, também cedeu o auditório para realização das aulas e disponibilizou as vagas para estágio. Meus sinceros agradecimentos a todos que dedicaram seus domingos para estarem conosco: organização, alunos, staffs. Nossos objetivos foram cumpridos com êxito e com certeza esse projeto abriu portas para nossas iniciativas, novas modalidades e parcerias. Em 2019 teremos mais novidades! Parabéns a todos”.